O fenómeno da mobilidade “verde” está a crescer rapidamente em Portugal. Ao longo dos últimos anos, o país tem desenvolvido esforços concretos no aumento da sua quota de veículos elétricos, posicionando-se como líder neste âmbito a nível europeu, o que é evidenciado pela vasta gama de modelos disponíveis no mercado.
Uma das principais forças motrizes por trás do aumento da adoção de veículos elétricos é o compromisso público com a energia verde. Portugal está concentrado em reduzir a sua pegada de carbono e estabeleceu objetivos ambiciosos para aumentar a sua capacidade de energia renovável, oferecendo incentivos a indivíduos e empresas para investirem em veículos elétricos.
A questão do receio relativamente a questões de autonomia, um dos principais problemas que limita ainda a adoção de automóveis elétricos, também está a ser resolvida. Portugal tem várias estações de carregamento de última geração, que fornecem serviços de carregamento rápido em todo o país. Estas estações estão localizadas em áreas estratégicas, tais como autoestradas, cidades e aeroportos, oferecendo aos condutores de veículos elétricos vários locais para aceder a um carregamento rápido.
Um dos principais pontos fortes da mobilidade elétrica assenta, igualmente, na disponibilidade de energia limpa. Com uma proporção significativa da eletricidade em Portugal a ter origem em fontes renováveis, principalmente energia hidroelétrica, eólica e solar, também o processo de carregamento se torna muito menos poluente.
O momento é oportuno para a mobilidade elétrica em Portugal e todos os indicadores sugerem que o país está empenhado nesta visão. 2023 promete ser o melhor ano de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal, com registos recorde de vendas deste tipo de veículos. Medidas governamentais para a promoção de veículos elétricos nas estradas portuguesas, que incluem a oferta de estacionamento gratuito aos veículos de emissões zero ou uma redução de 50% nos custos das portagens, fazem parte de uma estratégia de conquista de novos utilizadores e incentivo à transição.