A adoção de medidas energeticamente mais sustentáveis e eficazes é fundamental, sendo que a União Europeia estabeleceu a otimização energética como prioridade, meta sustentada no Acordo de Paris. Em 2021 foi assinada a Lei Europeia do Clima, na qual se defende que a Europa se torne no primeiro continente neutro em carbono até 2050 devendo, a partir daí, procurar atingir unicamente emissões negativas. Além disso, pretende-se estabelecer uma redução significativa – cerca de 55% – das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.
Os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia na Europa, no que toca à adoção de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento. No sentido de combater este consumo excessivo, será relevante adotar medidas de eficiência energética, desde a promoção de equipamentos eficientes à divulgação de informação ao consumidor, consciencializando-o para um consumo de energia mais eficiente.
Relativamente a Portugal, o Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 determina a eficiência energética enquanto prioridade também para o país, sendo que o objetivo estabelecido consiste na redução do consumo de energia na ordem dos 35%.
Contudo, não cabe apenas a organizações governamentais a responsabilidade de criar medidas de apoio e consciencialização acerca da eficiência energética. Na verdade, trata-se de uma responsabilidade social. Se, por um lado, os produtores de energia têm apostado em energias renováveis, o que permite produzir energia com um menor impacto ambiental e alcançar um sistema de produção de zero emissões, os consumidores tornam-se o principal motivo e impulso para a adoção de medidas mais eficientes, demonstrando e exigindo um compromisso acrescido para com o meio ambiente.
Deste modo, verifica-se o dever de otimizar o consumo de energia e diminuir a emissão de gases com efeito de estufa através da eficiência energética. Para tal, a Image4All encontra-se disponível para auxiliar e aconselhar as empresas relativamente às melhores medidas a adotar, de acordo com as suas expectativas e necessidades.