Energy Trekker

Bem-vindo à plataforma de comunicação da Image4All

Como combinar a agricultura e a produção fotovoltaica

Como combinar a agricultura e a produção fotovoltaica

A energia é um dos principais temas discutidos na atualidade, devido à elevada dependência da sociedade atual de fontes de energia não renováveis e à clara evidência do aquecimento global que resulta das alterações climáticas.

Com este problema e o facto de a população mundial estar a crescer, surge outra questão que é a falta de alimentos a nível mundial. Uma solução para estes problemas é combinar sistemas solares fotovoltaicos com agricultura numa configuração de utilização dupla da terra, criando o conceito de ‘agrivoltaico’.

Portugal é um país viável para a implementação do ‘agrivoltaico’, uma vez que tem boas características climáticas de produção solar, em termos financeiros, produtivos e ambientais.

Vários estudos de caso mostram como combinar a agricultura com sistemas fotovoltaicos pode ser muito benéfico, quer do ponto de vista da produção de energia, quer do ponto de vista financeiro.

Apesar do considerável custo de investimento inicial, o tempo de retorno não ultrapassa os cinco anos. A conclusão é que investir em ‘agrivoltaico’ vale mais a pena do que investir apenas em energia fotovoltaica ou apenas em produções agrícolas.

Assim, uma solução para preservar o planeta Terra através da adoção de energias renováveis como opção, enquanto se lida com o aumento populacional, um problema que introduz a escassez alimentar a nível mundial, é a introdução do ‘agrivoltaico’, criando uma união entre as produções agrícolas e energéticas.

Com as melhorias na tecnologia fotovoltaica, a energia solar será um dos principais ativos na transição energética dos combustíveis fósseis para energias renováveis, um dos grandes desafios das sociedades, a par de encontrar soluções para a inevitável falta de produção, geração e distribuição de alimentos.

Portugal torna-se interessante, uma vez que tem grande parte do seu abastecimento energético para eletricidade é proveniente de fontes de energia renováveis, especialmente hídricas e eólicas.

Recentemente ficou estabelecido no PNEC (Plano Nacional Energia e Clima) que Portugal terá cerca de 8 GW de energia solar, cerca de quatro vezes o valor que produz atualmente, o que significa que é necessário muito investimento e disponibilidade de terreno para atingir esse objetivo.

Uma hipótese é a instalação de parques solares fotovoltaicos em território RAN (Reserva Agrícola Nacional) integrados com a implementação ‘agrivoltaico’ para que nenhuma lei seja transgredida.

 

8.04.2024