Energy Trekker

Bem-vindo à plataforma de comunicação da Image4All

Estado de Arte do ‘Agrivoltaico’

A energia solar fotovoltaica é uma das maiores fontes de energia renovável da atualidade e, devido à sua popularidade, esta tecnologia tem sido pesquisada e desenvolvida nos últimos anos, sendo considerada a tecnologia mais segura e limpa por ter a capacidade de gerar energia elétrica em todos os tipos de escalas.

Devido a isto, a indústria fotovoltaica é capaz de competir com outras fontes de energia (renováveis e não renováveis), o que tem resultado num grande aumento na capacidade fotovoltaica instalada nos últimos anos.

Para ter um alto desempenho na geração de energia é fundamental um bom planeamento do projeto, levando em consideração a localização, a inclinação dos painéis solares, se é possível aplicar rastreadores nesses painéis para aumentar a produção e também fazendo manutenção regular para obter a melhor eficiência dos componentes globais.

A fim de otimizar os módulos fotovoltaicos, começaram a surgir novas tecnologias nos materiais usados para produzir células dos módulos fotovoltaicos. Um sistema fotovoltaico combina as células fotovoltaicas com o BoS (Balance of System) – os demais componentes cuja principal função é canalizar a energia produzida para a rede elétrica. Ou para o proprietário/consumidor, caso o sistema esteja fora da rede.

Outro aspeto importante é o projeto e manutenção do mesmo sistema fotovoltaico, de forma a atingir os objetivos e critérios estabelecidos nas especificações do projeto. A localização também é um ponto crucial para o desempenho do sistema fotovoltaico, desde o possível sombreamento do ambiente circundante e a irradiação solar disponível naquele. A manutenção regular é necessária para manter a produção do sistema na sua capacidade máxima.

Devido às melhorias introduzidas na tecnologia fotovoltaica (aumento de eficiência, diminuição de custos, etc.), esta fonte de energia limpa é um dos principais meios para fazer a transição das energias de combustíveis fósseis para soluções mais verdes.

Uma das principais questões para a produção fotovoltaica é a ocupação do solo, onde há um confronto entre a produção de alimentos e a produção de energia, o que obriga a encontrar uma nova solução, como por exemplo os sistemas ‘agrivoltaicos’.

Os sistemas ‘agrivoltaicos’ estão a ser alvo de inúmeros estudos, sendo uma das soluções mais promissoras, não só para a produção de energia, mas também para a produção de alimentos. Como o terreno é partilhado para produção de energia e alimentos, o desenho do sistema fotovoltaico deve ter em conta a eficiência da produção agrícola.

O ‘agrivoltaico’ procura um equilíbrio entre a produção de energia e a produção de alimentos e tem diferentes soluções e aplicações.

 

8.04.2024