A sociedade global tem como desafio limitar o aquecimento global e alcançar a neutralidade climática (ou seja, emissões líquidas zero de gases de efeito estufa) até 2050.
Para dar resposta a este desafio há três fatores que, em simultâneo, passam por um processo de transformação que irá alterar o atual paradigma e ajudar a atingir esses objetivos, mas que, no entretanto, causam enorme disrupção.
Um primeiro é o novo mix de geração de energia, que evolui de forma progressiva para que esta seja 100% renovável, limpa e totalmente descentralizada; em segundo lugar, o novo padrão de consumo, com elevado impacto na procura – eletrificação da climatização e transportes (mobilidade elétrica) – e enorme implementação do autoconsumo, nomeadamente através do solar fotovoltaico. O terceiro ponto prende-se com as novas regras de intermediação do comércio da eletricidade, com novas oportunidades de rentabilização de ativos energéticos em crescendo de descentralização e interconexão.
Um novo grande mercado energético está em configuração, onde energia, dados (informação) e capital fluem de forma multidirecional, alterando o paradigma. Ator central deste novo mercado é o prosumer (individual ou coletivo). Prosumer é um acrónimo formado pela fusão de producer (quem gera eletricidade) e consumer (quem consome eletricidade), que une no mesmo sujeito a produção e o consumo de energia elétrica.
A mudança de paradigma, em rápida evolução, vai impactar os consumidores de eletricidade, mas, ao mesmo tempo, permite que estes sejam “fornecedores” de serviços de energia que antes não existiam. O prosumer de eletricidade está no centro da teia de microgrids para a qual e rede elétrica está a evoluir e terá capacidade preditiva para maximizar o autoconsumo de energia, para gerir de forma inteligente o seu armazenamento e para flexibilizar a gestão dos seus carregamentos.
Assim, e em função da sua conveniência, poderá consumir energia de forma independente da rede ao mesmo tempo que partilha, armazena ou descarrega no sistema de forma inteligente e automatizada. A Image4All disponibiliza serviços que dão resposta a esta mudança de paradigma.